quarta-feira, 31 de março de 2010

Português - Emprego das classes de palavras

Estive procurando pelo youtube sobre a matéria, porém confesso que não encontrei boas aulas. Sinta-se livre para assistir alguma videoaula do youtube, porém, preferi postar links de textos. Se alguém quiser sugerir alguma videoaula interessante sobre o assunto, por favor, não deixe de fazê-lo inserindo um comentário!


Vamos iniciar por este link abaixo. Ele inicia nosso estudo do emprego das classes de palavras através de uma pequena apresentação de slides bem elaborados:
pessoal.gensa.com.br/malafaia/files/classes_gramaticais.ppt

Aqui há um índice que você pode usar e abusar para aprender sobre o assunto:
http://www.graudez.com.br/portugues/ch04.html

OBS: Gostaria de postar mais textos, mas depois de avançar bastante no google, só consegui encontrar propaganda de vendas de apostilas.


Após lerem os textos o que vocês acham de começar com apenas duzentos e dez exercícios? Divirtam-se com eles:
http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar/disciplina/portugues/assunto/emprego-das-classes-de-palavras?di=1&page=1&pp=&ss=236
(Avance sempre para a próxima página no final da tela. Não se esqueça de criar uma conta, é grátis)

Mais alguns exercícios em:
http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=exercicios/conc1000/docs/classificacaodaspalavras



Gostou? Achou útil de alguma forma? Não se esqueça de postar um comentário. Você gasta dois minutos do seu tempo comentando sobre algo que me toma de seis a dez horas para pesquisar, selecionar, estudar e compartilhar. Este seu ato nobre me mantêm empolgado e motivado para continuar esse trabalho dia após dia ao invés de estudar só pra mim.

16 comentários:

  1. Gostei muito do segundo link, não tinha encontrado na minha pesquisa do google, valeu! =]

    ResponderExcluir
  2. Muitooo util para minhas aulas!!

    Obrigada, vou divulgar esse blog nas minhas turmas!!

    parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, adorei o segundo link tb.
    continue firme e forte, são de pessoas assim que precisamos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Thiago,

    Este é meu primeiro contato com seu blog, estou adorando. Muito obrigada e continue assim. Parabéns!!

    Sideise

    ResponderExcluir
  5. Nossa.. estou estudando para concurso publico INSS. Achei varios tópicos que vou precisar para concluir meus estudos em seu blog. Muito obrigado mesmo.
    Obs: O primeiro link pessoal.gensa.com.br/malafaia/files/classes_gramaticais.ppt está fora do ar. Por acaso teria o texto salvo para postar? Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Muito rica essa sua iniciativa, sempre procurei por esse conteúdo na internet e sempre me perdia entre anúncios de apostilas...rsrs Mas enfim, acho que achei o que precisava, obrigado e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  7. Meu... Valeu pelas dicas...
    Tá me ajudando bastante...
    bye...

    ResponderExcluir
  8. Oi Thiago,
    Parabéns pela iniciativa. Afirmo que há milhares de estudantes na mesma situação que a sua. Recomento um site que disponibiliza material gratuito e de boa qualidade: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/
    []'s

    ResponderExcluir
  9. obrigado e parabens pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  10. muito obrigado,gostei muito vai me ajudar bastante nos meus estudos.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a sua iniciativa mais não consigo abrir os links q vc indicou. Será que tem como mandar para o meu email os textos?
    luanaanielly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. muito bom cara, admiro muito pessoas que ajudam o próximo. sou muito grato. abraços e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  13. Essa camisa sua é do filme laranja mecânica né?? Adoro esse filme.

    ResponderExcluir

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO